Quem foi Josué de Castro?

Dentre tantas contribuições do professor Josué de Castro ao desenvolvimento político-científico brasileiro destaca-se seu decisivo envolvimento na criação das primeiras instituições vinculadas à ações públicas na área de alimentação e nutrição no país, dentre os quais o Instituto de Nutrição da universidade do Brasil, o INUB.

Durante os anos que dirigiu o então INUB, no período de 1946 a 1954, a instituição sofreu forte influência do trabalho e prestígio de seu fundador. Durante sua gestão, o INUB notabilizou-se pelos estudos na área de alimentação e nutrição, tanto em nível experimental mas, em especial, do ponto de vista epidemiológico e sociológico, marcas registradas do trabalho de Josué de Castro. Sendo um dos mais renomados pesquisadores a dedicar-se ao estudo dos problemas nutricionais no Brasil, sua equipe de trabalho deixou importante legado ao desenvolvimento da ciência da nutrição e da profissão de nutricionista no país.

O INUB foi, nas décadas de 40 a 60 do século passado, sede editorial dos Arquivos Brasileiros de Nutrição, primeira revista científica nacional, na área de Nutrição, na qual Castro e sua equipe publicaram os primeiros manuscritos produzidos, no meio acadêmico, nesta área do conhecimento. As páginas desta já extinta revista foram condutoras de importantes campanhas e estudos em Nutrição, como por exemplo, a que resultou na estratégia de iodetação do sal refinado, adotada pelas autoridades de saúde brasileiras como profilaxia do bócio endêmico, condição associada à deficiência de iodo, mantida até os dias de hoje, no programa de Prevenção e Controle de Agravos Nutricionais do Ministério da Saúde.

Não seria exagerado afirmar que a escola brasileira de Nutrição, entendida como a institucionalização acadêmica do estudo dos problemas nutricionais brasileiros, teve suas origens no INUB, durante o período em que Josué de Castro integrou seu corpo docente.

Em 1996, por ocasião das festividades pela passagem dos 50 anos de existência da instituição, o Instituto de Nutrição incorporou o nome de seu patrono, passando a chamar-se Instituto de Nutrição Josué de Castro-INJC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Em 2003, ao completar 30 anos de sua morte, outorga-lhe o Conselho Universitário da UFRJ o título honoris causa, in memorian, recebido em nome de sua família, pela filha Anna Maria de Castro, incansável na preservação da memória do brasileiro considerado como uma das figuras mundiais mais ilustres do século XX.

O ano de 2008 marcou as comemorações do centenário de nascimento de Josué de Castro, cuja história e exemplo de vida emocionam as gerações que lhe sucederam.

O resgate de sua memória e o reconhecimento de seu papel como inspirador dos conceitos que fundamentam a luta pelo direito humano à alimentação adequada o tornaram, patrono do Conselho Nacional de Segurança Alimentar- CONSEA e de outros movimentos sociais organizados. Sua obra e trabalho também foram reverenciados por ocasião do lançamento do programa Fome Zero do governo federal. “Todo brasileiro tem direito a 3 refeições por dia”, proferiu à época, o então presidente da república Luis Inácio Lula da Silva, confesso admirador da vida e obra de Josué de Castro.

Em 2010, foi institucionalizado o projeto “Centro de Estudos e Memória Josué de Castro-CEMJC”, que deu lugar ao projeto, “Memorial Professor Josué de Castro- preservando a memória e o patrimônio histórico do INJC”, tem com o objetivo preservar a memória do patrono do instituto permitindo, inicialmente, a recuperação e conservação do acervo histórico institucional. O projeto CEMJC representa a reafirmação do compromisso do INJC em cultuar a memória de seu patrono, cidadão brasileiro e do mundo. Pretende-se, que o Memorial venha integrar o circuito de centros de memória e espaços museológicos da UFRJ, proporcionando aos usuários estudar e conhecer um pouco da história das unidades acadêmicas da UFRJ, de seus fundadores e da constituição de Universidade. Uma justa reverência ao brasileiro, médico, escritor, sociólogo, antropólogo, cientista social, filósofo, poeta, humanista que, no início do século passado, desenvolveu estudos interdisciplinares sobre o fenômeno da fome, da defesa ao direito à alimentação adequada, associados a reflexões sobre a paz, o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente, temas ainda tão relevantes nos dias de hoje e que fundamentam as políticas e ações de segurança alimentar e nutricional.

O ano de 2018 marcou no INJC as comemorações dos 110 anos do nascimento de seu patrono, cuja celebração foi iniciada com o evento “Reverenciando Josué de Castro- 110 anos de nascimento do cidadão do mundo”, celebrado em abril, estendendo-se até o final do referido ano.

Biografia de Josué de Castro por Anna Maria de Castro

(Socióloga e Filha de Josué de Castro)

"Ele dedicou o melhor de seu tempo e de seu talento para chamar a atenção para o problema da fome e da miséria que assolam e que, infelizmente ainda assolam, o mundo. Por isso é importante fazer uma reflexão desapaixonada de sua vida e obra, extraindo ensinamentos úteis para o desenho de nosso futuro"

Texto na íntegra