No ano de 2008, foi comemorado o centenário de nascimento de Josué de Castro.  Dentre tantas homenagens, algumas mereceram destaque. Veja abaixo

Instituto de Nutrição Josué de Castro

O Instituto de Nutrição da UFRJ, instituição fundada por Josué de Castro, promoveu o evento “Centenário de nascimento de Josué de Castro – Cidadão do Mundo", realizado no dia 2 de setembro de 2008, no Fórum de Ciência e Cultura, no campus Praia Vermelha da UFRJ, Rio de Janeiro.

-  Cartaz comemoração centenário

-  Convite evento centenário Josué de Castro

-  Discurso Diretora INJC

-  Apresentação Professora Rosana Magalhães

-  Fotos Docentes INUB

-  Texto Anna Maria no centenário

ABL 2008

Em 2 de  outubro de 2008, a Academia Brasileira de Letras,prestou homenagem à Josué de castro, em sessão solene na sede da Academia, no centro do Rio de Janeiro.

- Discurso Diretora do INJC na ABL

- Foto Centenário ABL

- Foto ABL

- Texto Arnaldo Niskier ABL

Universidade de Paris 2009

Na Universidade Paris VIII – Saint Denis, Vincennes, onde Josué de Castro foi professor de 1968 a 1973, foi realizado o Coloquio Josué de Castro no século XXI. Alimentação, meio ambiente e saúde : a atualidade da obra e do pensamento de Josué de Castro (1908-1973)" nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2009. Do evento participaram pesquisadores e autoridades representando o governo brasileiro. Estiveram também presentes familiares de Josué de Castro, incluindo sua filha caçula, Sônia Castro, residente em Paris. O evento teve como produto final a publicação “ Alimentation, environnement et santé. Pour un droit à l’alimentation ", sob a coordenação dos professores da Universidade de Paris VIII, Alain Bué e Françoise Plet, no qual um capítulo é dedicado ao INJC.

- Texto integral Colóquio

- Convite do lançamento da publicação em París