Reverenciando Josué de Castro - 110 anos

2018 marca o ano em que Josué de Castro completaria 110 anos. Patrono do Instituto de Nutrição da UFRJ, Josué faleceu em 1973, mas seu legado e memória se fazem presentes em nossa sociedade até os dias de hoje. Pensando nisso, o INJC, em parceria com a ANERJ (Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro), preparou um dia de homenagens para celebrar os 110 anos do Cidadão do Mundo.

Ocorrido no dia 10 de abril, o evento contou com mesa redonda que debateu as contribuições de Josué de Castro à ciência brasileira e o impacto de sua obra nas políticas públicas do país, alertando para a relevância de seus trabalhos, que para a além da época em que foram pensados, se mostram pertinentes também para os dias de hoje.

A gravação do evento está disponível no link

Conhecendo a UFRJ

O evento anual promovido pela UFRJ para receber alunos de Ensino Médio das redes pública e privada do Rio de Janeiro e oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer os cursos de graduação oferecidos pela universidade, contou com a participação do projeto no ano de 2018. Ocorrido entre os dias 22 e 24 de maio de 2018, a equipe do Museu Virtual Josué de Castro esteve presente para informar aos alunos sobre as ações do projeto e, principalmente, sobre a figura de Josué de Castro.

No ano de 2008, foi comemorado o centenário de nascimento de Josué de Castro.  Dentre tantas homenagens, algumas mereceram destaque. Veja abaixo:

Instituto de Nutrição Josué de Castro

O Instituto de Nutrição da UFRJ, instituição fundada por Josué de Castro, promoveu o evento “Centenário de nascimento de Josué de Castro – Cidadão do Mundo", realizado no dia 2 de setembro de 2008, no Fórum de Ciência e Cultura, no campus Praia Vermelha da UFRJ, Rio de Janeiro.

-  Convite evento centenário Josué de Castro

-  Discurso Diretora INJC

-  Apresentação Professora Rosana Magalhães

-  Fotos Docentes INUB

-  Texto Anna Maria no centenário

ABL 2008

Em 2 de  outubro de 2008, a Academia Brasileira de Letras,prestou homenagem à Josué de castro, em sessão solene na sede da Academia, no centro do Rio de Janeiro.

- Discurso Diretora do INJC na ABL

- Foto Centenário ABL

- Foto ABL

- Texto Arnaldo Niskier ABL

Universidade de Paris 2009

Na Universidade Paris VIII – Saint Denis, Vincennes, onde Josué de Castro foi professor de 1968 a 1973, foi realizado o Coloquio Josué de Castro no século XXI. Alimentação, meio ambiente e saúde : a atualidade da obra e do pensamento de Josué de Castro (1908-1973)" nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2009. Do evento participaram pesquisadores e autoridades representando o governo brasileiro. Estiveram também presentes familiares de Josué de Castro, incluindo sua filha caçula, Sônia Castro, residente em Paris. O evento teve como produto final a publicação “Alimentation, environnement et santé. Pour un droit à l’alimentation" (https://www.editions-ellipses.fr/product_info.php?products_id=7589), sob a coordenação dos professores da Universidade de Paris VIII, Alain Bué e Françoise Plet, no qual um capítulo é dedicado ao INJC.

- Programação Colóquio París

- Texto diretora INJC Colóquio Paris

UFRJ 100 Anos logoInjcLinkLateral    PHOTO 2018 10 02 11 11 30sigprojouvidoriaacessoainformao

UFRJ Museu Josué de Castro - Nutrição