O projeto Memorial Professor Josué de Castro é um projeto de Extensão e desenvolve atividades de catalogação e guarda de documentos e peças de valor histórico institucional e do patrono do INJC, ações de divulgação do pensamento e obra de Josué de Castro e temas correlatos pelas redes sociais, participação em eventos institucionais e atividades educativas em escolas da rede pública. Na sequência, são apresentadas algumas das atividades organizadas/realizadas entre 2018 e 2020.

 

Eventos Institucionais

 

Reverenciando Josué de Castro - 110 anos

2018 marcou o ano em que Josué de Castro completaria 110 anos. Patrono do Instituto de Nutrição da UFRJ, Josué faleceu em 1973, mas seu legado e memória se fazem presentes em nossa sociedade até os dias de hoje. Pensando nisso, o INJC, em parceria com a ANERJ (Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro), preparou um dia de homenagens para celebrar os 110 anos do Cidadão do Mundo.

Ocorrido no dia 10 de abril, o evento contou com mesa redonda que debateu as contribuições de Josué de Castro à ciência brasileira e o impacto de sua obra nas políticas públicas do país, alertando para a relevância de seus trabalhos, que para a além da época em que foram pensados, se mostram pertinentes também para os dias de hoje.

O evento foi encerrado com a inauguração da galeria fotográfica dos diretores do INJC, no auditório
Sônia Moreira Alves, na sede do INJC.

 

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR:

 

foto 1  foto 2  Foto 3  

Foto 4  Foto 5

 

A gravação do evento está disponível no links:

https://www.youtube.com/watch?v=p8lfnnXrocw&t=4s

https://www.youtube.com/watch?v=XCtPoUBVrLA

 

Conhecendo a UFRJ

O evento anual promovido pela UFRJ para receber alunos de ensino médio das redes pública e privada do Rio de Janeiro e oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer os cursos de graduação oferecidos pela universidade, contou com a participação do projeto nos anos de 2018 e 2019. A equipe do Projeto Memorial Josué de Castro esteve presente para informar aos alunos sobre as ações do projeto e, principalmente, sobre os cursos de graduação oferecidos pelo INJC e sobre seu patrono.

 

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR:

 

Foto 6  Foto 7

 

 

HOMENAGEM Á PROFESSORA NEUZA THEREZINHA DE REZENDE CAVALCANTE

 

Em 27/05/2019 o INJC inaugurou o espaço mezanino Neuza Therezinha de Rezende Cavalcante, em homenagem póstuma à 1ª diretora nutricionista do então Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil, gestão 1972-1977. Foi na gestão da professora Neuza que nosso Instituto foi instalado no espaço da atual sede, no prédio do Centro de Ciências da Saúde, no campus Fundão. Teve a professora Neuza, também, relevante contribuição no processo de consolidação das entidades profissionais da área, em especial, da Associação Brasileira de Nutrição –ABN. Após a cerimônia de homenagem, foi descerrada a placa de identificação do espaço mezanino com o nome da homenageada pela diretora e vice-diretora do INJC.

 

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR:

 

Foto 8  Foto 9  Foto 10

 

 

HOMENAGEM Á PROFESSORA RUTH BENDA LEMOS

 

Em 04 de novembro de 2019 foi realizada homenagem à professora Ruth Benda Lemos, diretora do INJC gestão     A homenageada esteve presente, acompanhada de alguns familiares. Foi relatada a trajetória acadêmica e administrativa da professora Ruth na UFRJ e sua contribuição junto às entidades de classe dos nutricionistas. A professora também foi homenageada pela turma de formandos do ano de 1980 que teve a professora Ruth como patronesse. No cerimonial do evento foram lembrados fatos importantes como o aniversário de 70 anos da formatura da 1ª turma de dietistas/nutricionistas do INJC ocorrida em dezembro de 1949, da criação da Associação Brasileira de Nutrição ABN, em agosto de desse mesmo ano e do jubileu de 10 anos de implantação do curso de Nutrição do Campus UFRJ Macaé cuja criação foi proposta pelo INJC.

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

 

Foto 11  Foto 12  Foto 13

Foto 14  Foto 15

 

 

SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA

 

Anualmente a UFRJ oferece a Semana de Integração Acadêmica/SIAC na qual atividades de pesquisa e de extensão são apresentadas sob forma de sessões de apresentação de trabalhos no formato oral e de pôsteres, oficinas temáticas, cursos e palestras. O projeto Memorial Professor Josué de Castro tem participado nas sessões de trabalhos, apresentando os resultados obtidos com a realização do projeto.

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

 

Foto 16

 

 SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

A UFRJ se integra à programação anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/SNCT, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações que e se constitui uma iniciativa de divulgação e popularização da ciência. As atividades são realizadas no formato de oficinas e são visitadas por crianças e jovens, alunos do ensino básico e médio de instituições públicas e privadas. O projeto Memorial Professor Josué de Castro participa oferecendo oficinas que relacionem o tema central da SNCT e a obra e pensamento de Josué de Castro.

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

 

Foto 17  Foto 18  Foto 19

Foto 20  Foto 21  Foto 22

Foto 23  Foto 24  Foto 25

 

FESTIVAL DO CONHECIMENTO

 

Em 2020, com o distanciamento social imposto pela pandemia da COVID 19, não foi possível realizar a SIAC e a UFRJ organizou um grande evento com atividades ao vivo e gravadas e que se constituiu em um marco das celebrações do centenário de criação da UFRJ. O projeto Memorial Professor Josué de Castro participou com a produção de um vídeo de apresentação dos trabalhos que realiza.

 

ASSISTA AO VÍDEO CLICANDO AQUI.

 

ATIVIDADES EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO RJ

 

Uma das ações do projeto Memorial Professor Josué de Castro é a realização de atividades educativas em escolas públicas. São programadas atividades lúdicas sobre alimentação e sobre meio ambiente, temas de interesse de Josué de Castro.

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

 

Foto 26  Foto 27  Foto 28

Foto 29

 

EVENTOS ANTERIORES

 

No ano de 2008, foi comemorado o centenário de nascimento de Josué de Castro.  Dentre tantas homenagens, algumas mereceram destaque. Veja abaixo:    

 

Instituto de Nutrição Josué de Castro

 

O Instituto de Nutrição da UFRJ, instituição fundada por Josué de Castro, promoveu o evento “Centenário de nascimento de Josué de Castro – Cidadão do Mundo", realizado no dia 2 de setembro de 2008, no Fórum de Ciência e Cultura, no campus Praia Vermelha da UFRJ, Rio de Janeiro.

 

-  Convite evento centenário Josué de Castro

-  Discurso Diretora INJC

-  Apresentação Professora Rosana Magalhães

-  Fotos Docentes INUB

-  Texto Anna Maria de Castro, filha de Josué no centenário

 

ABL 2008

Em 2 de  outubro de 2008, a Academia Brasileira de Letras-ABL, prestou homenagem à Josué de Castro, em sessão solene na sede da Academia, no centro do Rio de Janeiro.

 

- Discurso Diretora do INJC na ABL

- Foto Centenário ABL

- Foto ABL

- Texto Arnaldo Niskier ABL

 

Universidade de Paris 2009

Na Universidade Paris VIII – Saint Denis, Vincennes, onde Josué de Castro foi professor de 1968 a 1973, foi realizado o Coloquio Josué de Castro no século XXI. Alimentação, meio ambiente e saúde : a atualidade da obra e do pensamento de Josué de Castro (1908-1973)" nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2009. Do evento participaram pesquisadores e autoridades representando o governo brasileiro. Estiveram também presentes familiares de Josué de Castro, incluindo sua filha caçula, Sônia Castro, residente em Paris. O evento teve como produto final a publicação “Alimentation, environnement et santé. Pour un droit à l’alimentation" (https://www.editions-ellipses.fr/product_info.php?products_id=7589), sob a coordenação dos professores da Universidade de Paris VIII, Alain Bué e Françoise Plet, no qual um capítulo é dedicado ao INJC.

 

- Programação Colóquio París

- Texto diretora INJC Colóquio Paris

  

 

 

 

 

 

                                        

UFRJ Museu Josué de Castro - Nutrição
Desenvolvido por: TIC/UFRJ