Em 2010, foi institucionalizado o projeto Centro de Memória e Estudos Josué de Castro - CEMJC -, com o objetivo de resgatar a memória do patrono do INJC, da própria instituição e da profissão de nutricionista, permitindo a recuperação e conservação do acervo histórico institucional. 

 

O projeto CEMJC representa a reafirmação do compromisso do INJC em cultuar a memória de seu patrono, cidadão brasileiro e do mundo. Uma justa reverência ao brasileiro, médico, escritor, sociólogo, antropólogo, cientista social, filósofo, poeta, humanista que, no início do século passado, desenvolveu estudos interdisciplinares sobre o fenômeno da fome, defesa ao direito à alimentação adequada, associados a reflexões sobre a Paz, o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente, temas ainda tão contemporâneos nos dias de hoje e que fundamentam as políticas e ações de segurança alimentar e nutricional. 

 

Por meio de algumas iniciativas como o Museu Virtual Josué de Castro e sua página no Facebook, a equipe do projeto - constituída por professores de Nutrição e alunas de Comunicação Social da UFRJ -, mantém acesa a memória do patrono, como forma de respeito à história e trabalho de Josué de Castro e como forma resistência ao atual cenário brasileiro. 

 

Os próximos trabalhos a serem realizados acerca do CEMJC proporcionarão também a integração e o contato com a comunidade, a partir da inserção da temática da alimentação em escolas de ensino público, a nível fundamental.

                                        

UFRJ Museu Josué de Castro - Nutrição
Desenvolvido por: TIC/UFRJ