ACCIOLY, E. Josué de Castro et l'Institut de Nutrition de l’Université Fédérale de Rio de Janeiro.In BUE, A , PLET, F. Alimentation, environnement et santé: Pour um droit à l` alimentation. Ellipses, Paris, 2010, p. 97-102.

ANDREATTA, M. F. C. Instituto de Educação Josué de Castro: Paulo Freire e a 'escola diferente'. 2005. 94 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2005.

ARAUJO, I. M. M. “Saúde e Desenvolvimento” no Brasil: o pensamento de Mário Magalhães da Silveira e de Josué de Castro. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva, Recife, 2014.

BIZZO, M. L. G. Ação política e pensamento social em Josué de Castro. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 4, n. 3, p. 401-420, 2009.

CAMARGO, Ana Maria; GOULART, Silvana. Centros de memória: uma proposta de definição. São Paulo: Ed. SESC SP, 2015.

CAMPOS, R. R. A dimensão populacional na obra de Josué de Castro. 2004 430 f. Tese (Doutorado em

UFRJ/PR-5 - Página 10 de 20

Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, SP, 2004.

CARDOSO, T. T. O novo nordeste: Celso furtado, Josué de Castro e o debate sobre desenvolvimento no sertão nordestino nos anos 50. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado ciências Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Rio de Janeiro, 2007.

CARNEIRO, P.A.S. Luta e persistência por um mundo sem fome em Josué de Castro: uma revisão da geografia da alimentação. Geosul, Florianópolis, v. 21, n. 41, p 29-45, 2006.

CARVALHO, A. A. T. Josué de Castro na perspectiva da geografia brasileira–1934-1956: uma contribuição à historiografia do pensamento geográfico nacional. 2001. 180 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Geográficas, Recife. 2001.

COSTA, A. J. V. A relevância do pensamento agroecossistêmico de Josué de Castro para a reflexão agroecológica no Brasil. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Pelotas, 2010.

FONTANA, C. Fome e questão ambiental: uma leitura a partir da obra de Josué de Castro. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Alegre, 2014.

GONÇALVES, V. F. A. A importância do pensamento pioneiro de Josué de Castro para as políticas sociais no Brasil atual. 2011. 51 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2011.

LIMA, E. S. Quantidade, qualidade, harmonia e adequação: princípios-guias da sociedade sem fome em Josué de Castro. História, Ciências, Saúde de Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.1, 2009, p.171-194.

MAGALHÃES, R. FOME Uma (Re)Leitura de Josué de Castro. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1997.

MELO FILHO, D. A. Mangue, homens e caranguejos em Josué de Castro: significados e ressonâncias. História, Ciências, Saúde de Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 505-24, 2003.

MELO, M. M.; NEVES, T. C. W. (Org.). Josué de Castro. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007.

MENEZES, A. W. N. C. Os embates entre ciência e política na experiência parlamentar de Josué de Castro. 2012. 297 f. Tese (Doutorado Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Natal, 2012.

NASCIMENTO, L, C. Entre homens e caranguejos: o debate em torno da obra de Josué de Castro em Pernambuco. 2006. 119 f. Dissertação (Mestre em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofias e Ciências humanas e História, Recife, 2006.

NASCIMENTO, R. C. Josué de Castro: o sociólogo da Fome. [ca. 2000]. 227 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Brasília, DF, [ca. 2000].

UFRJ/PR-5 - Página 11 de 20

NASCIMENTO, R.C. O Papel do CONSEA na Construção da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2012. 197 f. Tese (Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, dezembro, 1993.

OLIVEIRA, T. A. S. Da lama à ficção: memórias e diálogos da fome nos interstícios narrativos de homens e caranguejos. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Letras e Estudos Literários, Belém, 2014.

PERGHER, E. G. A escola do trabalho: um estudo no Instituto de Educação Josué de Castro. 2012. 158 f. Dissertação (Mestre em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto alegre, 2012.

ROUSSO, Henry. O arquivo ou o indício de uma falta. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n.17, 1996.

SANTOS, A. N. Fome, alimentação e educação: proposta educativa na obra de Josué de Castro. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2012.

SCHAPPO, S. Josué de Castro por uma agricultura de sustentação. 2008. 297 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Campinas, SP, 2008.

SILVA, J. L. As novas faces da fome na pós-modernidade: o caso do município de Floresta-Pernambuco. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade federal de Pernambuco, centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Geográficas, recife, 2007.

SILVA, L. A. Reflexões sobre a política de conservação ambiental e a criação de unidades de conservação na Cidade do Recife: o Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente, Recife, 2011.

SILVA, M. D. F. D. S. Josué de Castro, pensamento e ação: a gênese do plano de segurança alimentar. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofias e Ciências humanas, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Recife, 2010.

VASCONCELOS, F. A. G. ‘Fome, eugenia e constituição do campo da nutrição em Pernambuco: uma análise de Gilberto Freyre, Josué de Castro e Nelson Chaves’. História, Ciências, Saúde de Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 315-39, 2001.

VIEITES, R. G. A Influência de Maximilien Sorre e Vidal de La Blache na Geografia Médica de Josué de Castro. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Tecnologia e Ciências, Instituto de geografia, Rio de Janeiro, 2008.

O projeto Memorial Professor Josué de Castro é um projeto de Extensão e desenvolve atividades de catalogação e guarda de documentos e peças de valor histórico institucional e do patrono do INJC, ações de divulgação do pensamento e obra de Josué de Castro e temas correlatos pelas redes sociais, participação em eventos institucionais e atividades educativas em escolas da rede pública. Na sequência, são apresentadas algumas das atividades organizadas/realizadas entre 2018 e 2020.

 

Eventos Institucionais

 

Reverenciando Josué de Castro - 110 anos

2018 marcou o ano em que Josué de Castro completaria 110 anos. Patrono do Instituto de Nutrição da UFRJ, Josué faleceu em 1973, mas seu legado e memória se fazem presentes em nossa sociedade até os dias de hoje. Pensando nisso, o INJC, em parceria com a ANERJ (Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro), preparou um dia de homenagens para celebrar os 110 anos do Cidadão do Mundo.

Ocorrido no dia 10 de abril, o evento contou com mesa redonda que debateu as contribuições de Josué de Castro à ciência brasileira e o impacto de sua obra nas políticas públicas do país, alertando para a relevância de seus trabalhos, que para a além da época em que foram pensados, se mostram pertinentes também para os dias de hoje.

O evento foi encerrado com a inauguração da galeria fotográfica dos diretores do INJC, no auditório
Sônia Moreira Alves, na sede do INJC.

 

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR:

 

foto 1  foto 2  Foto 3  

Foto 4  Foto 5

 

A gravação do evento está disponível no links:

https://www.youtube.com/watch?v=p8lfnnXrocw&t=4s

https://www.youtube.com/watch?v=XCtPoUBVrLA

 

Conhecendo a UFRJ

O evento anual promovido pela UFRJ para receber alunos de ensino médio das redes pública e privada do Rio de Janeiro e oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer os cursos de graduação oferecidos pela universidade, contou com a participação do projeto nos anos de 2018 e 2019. A equipe do Projeto Memorial Josué de Castro esteve presente para informar aos alunos sobre as ações do projeto e, principalmente, sobre os cursos de graduação oferecidos pelo INJC e sobre seu patrono.

 

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR:

 

Foto 6  Foto 7

 

 

HOMENAGEM Á PROFESSORA NEUZA THEREZINHA DE REZENDE CAVALCANTE

 

Em 27/05/2019 o INJC inaugurou o espaço mezanino Neuza Therezinha de Rezende Cavalcante, em homenagem póstuma à 1ª diretora nutricionista do então Instituto de Nutrição da Universidade do Brasil, gestão 1972-1977. Foi na gestão da professora Neuza que nosso Instituto foi instalado no espaço da atual sede, no prédio do Centro de Ciências da Saúde, no campus Fundão. Teve a professora Neuza, também, relevante contribuição no processo de consolidação das entidades profissionais da área, em especial, da Associação Brasileira de Nutrição –ABN. Após a cerimônia de homenagem, foi descerrada a placa de identificação do espaço mezanino com o nome da homenageada pela diretora e vice-diretora do INJC.

 

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR:

 

Foto 8  Foto 9  Foto 10

 

 

HOMENAGEM Á PROFESSORA RUTH BENDA LEMOS

 

Em 04 de novembro de 2019 foi realizada homenagem à professora Ruth Benda Lemos, diretora do INJC gestão     A homenageada esteve presente, acompanhada de alguns familiares. Foi relatada a trajetória acadêmica e administrativa da professora Ruth na UFRJ e sua contribuição junto às entidades de classe dos nutricionistas. A professora também foi homenageada pela turma de formandos do ano de 1980 que teve a professora Ruth como patronesse. No cerimonial do evento foram lembrados fatos importantes como o aniversário de 70 anos da formatura da 1ª turma de dietistas/nutricionistas do INJC ocorrida em dezembro de 1949, da criação da Associação Brasileira de Nutrição ABN, em agosto de desse mesmo ano e do jubileu de 10 anos de implantação do curso de Nutrição do Campus UFRJ Macaé cuja criação foi proposta pelo INJC.

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

 

Foto 11  Foto 12  Foto 13

Foto 14  Foto 15

 

 

SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA

 

Anualmente a UFRJ oferece a Semana de Integração Acadêmica/SIAC na qual atividades de pesquisa e de extensão são apresentadas sob forma de sessões de apresentação de trabalhos no formato oral e de pôsteres, oficinas temáticas, cursos e palestras. O projeto Memorial Professor Josué de Castro tem participado nas sessões de trabalhos, apresentando os resultados obtidos com a realização do projeto.

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

 

Foto 16

 

 SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

A UFRJ se integra à programação anual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/SNCT, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações que e se constitui uma iniciativa de divulgação e popularização da ciência. As atividades são realizadas no formato de oficinas e são visitadas por crianças e jovens, alunos do ensino básico e médio de instituições públicas e privadas. O projeto Memorial Professor Josué de Castro participa oferecendo oficinas que relacionem o tema central da SNCT e a obra e pensamento de Josué de Castro.

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

 

Foto 17  Foto 18  Foto 19

Foto 20  Foto 21  Foto 22

Foto 23  Foto 24  Foto 25

 

FESTIVAL DO CONHECIMENTO

 

Em 2020, com o distanciamento social imposto pela pandemia da COVID 19, não foi possível realizar a SIAC e a UFRJ organizou um grande evento com atividades ao vivo e gravadas e que se constituiu em um marco das celebrações do centenário de criação da UFRJ. O projeto Memorial Professor Josué de Castro participou com a produção de um vídeo de apresentação dos trabalhos que realiza.

 

ASSISTA AO VÍDEO CLICANDO AQUI.

 

ATIVIDADES EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO RJ

 

Uma das ações do projeto Memorial Professor Josué de Castro é a realização de atividades educativas em escolas públicas. São programadas atividades lúdicas sobre alimentação e sobre meio ambiente, temas de interesse de Josué de Castro.

 

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

 

Foto 26  Foto 27  Foto 28

Foto 29

 

EVENTOS ANTERIORES

 

No ano de 2008, foi comemorado o centenário de nascimento de Josué de Castro.  Dentre tantas homenagens, algumas mereceram destaque. Veja abaixo:    

 

Instituto de Nutrição Josué de Castro

 

O Instituto de Nutrição da UFRJ, instituição fundada por Josué de Castro, promoveu o evento “Centenário de nascimento de Josué de Castro – Cidadão do Mundo", realizado no dia 2 de setembro de 2008, no Fórum de Ciência e Cultura, no campus Praia Vermelha da UFRJ, Rio de Janeiro.

 

-  Convite evento centenário Josué de Castro

-  Discurso Diretora INJC

-  Apresentação Professora Rosana Magalhães

-  Fotos Docentes INUB

-  Texto Anna Maria de Castro, filha de Josué no centenário

 

ABL 2008

Em 2 de  outubro de 2008, a Academia Brasileira de Letras-ABL, prestou homenagem à Josué de Castro, em sessão solene na sede da Academia, no centro do Rio de Janeiro.

 

- Discurso Diretora do INJC na ABL

- Foto Centenário ABL

- Foto ABL

- Texto Arnaldo Niskier ABL

 

Universidade de Paris 2009

Na Universidade Paris VIII – Saint Denis, Vincennes, onde Josué de Castro foi professor de 1968 a 1973, foi realizado o Coloquio Josué de Castro no século XXI. Alimentação, meio ambiente e saúde : a atualidade da obra e do pensamento de Josué de Castro (1908-1973)" nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2009. Do evento participaram pesquisadores e autoridades representando o governo brasileiro. Estiveram também presentes familiares de Josué de Castro, incluindo sua filha caçula, Sônia Castro, residente em Paris. O evento teve como produto final a publicação “Alimentation, environnement et santé. Pour un droit à l’alimentation" (https://www.editions-ellipses.fr/product_info.php?products_id=7589), sob a coordenação dos professores da Universidade de Paris VIII, Alain Bué e Françoise Plet, no qual um capítulo é dedicado ao INJC.

 

- Programação Colóquio París

- Texto diretora INJC Colóquio Paris

  

 

 

 

 

 

Quem foi Josué de Castro?

 

Dentre tantas contribuições do professor Josué de Castro ao desenvolvimento político-científico brasileiro destaca-se seu decisivo envolvimento na criação das primeiras instituições vinculadas à ações públicas na área de alimentação e nutrição no país, dentre os quais o Instituto de Nutrição da universidade do Brasil, o INUB.

Durante os anos que dirigiu o então INUB, no período de 1946 a 1954, a instituição sofreu forte influência do trabalho e prestígio de seu fundador. Durante sua gestão, o INUB notabilizou-se pelos estudos na área de alimentação e nutrição, tanto em nível experimental mas, em especial, do ponto de vista epidemiológico e sociológico, marcas registradas do trabalho de Josué de Castro. Sendo um dos mais renomados pesquisadores a dedicar-se ao estudo dos problemas nutricionais no Brasil, sua equipe de trabalho deixou importante legado ao desenvolvimento da ciência da nutrição e da profissão de nutricionista no país.

O INUB foi, nas décadas de 40 a 60 do século passado, sede editorial dos Arquivos Brasileiros de Nutrição, primeira revista científica nacional, na área de Nutrição, na qual Castro e sua equipe publicaram os primeiros manuscritos produzidos, no meio acadêmico, nesta área do conhecimento. As páginas desta já extinta revista foram condutoras de importantes campanhas e estudos em Nutrição, como por exemplo, a que resultou na estratégia de iodetação do sal refinado, adotada pelas autoridades de saúde brasileiras como profilaxia do bócio endêmico, condição associada à deficiência de iodo, mantida até os dias de hoje, no programa de Prevenção e Controle de Agravos Nutricionais do Ministério da Saúde.

Não seria exagerado afirmar que a escola brasileira de Nutrição, entendida como a institucionalização acadêmica do estudo dos problemas nutricionais brasileiros, teve suas origens no INUB, durante o período em que Josué de Castro integrou seu corpo docente.

Em 1996, por ocasião das festividades pela passagem dos 50 anos de existência da instituição, o Instituto de Nutrição incorporou o nome de seu patrono, passando a chamar-se Instituto de Nutrição Josué de Castro-INJC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Em 2003, ao completar 30 anos de sua morte, outorga-lhe o Conselho Universitário da UFRJ o título honoris causa, in memorian, recebido em nome de sua família, pela filha Anna Maria de Castro, incansável na preservação da memória do brasileiro considerado como uma das figuras mundiais mais ilustres do século XX.

O ano de 2008 marcou as comemorações do centenário de nascimento de Josué de Castro, cuja história e exemplo de vida emocionam as gerações que lhe sucederam.

O resgate de sua memória e o reconhecimento de seu papel como inspirador dos conceitos que fundamentam a luta pelo direito humano à alimentação adequada o tornaram, patrono do Conselho Nacional de Segurança Alimentar- CONSEA e de outros movimentos sociais organizados. Sua obra e trabalho também foram reverenciados por ocasião do lançamento do programa Fome Zero do governo federal. “Todo brasileiro tem direito a 3 refeições por dia”, proferiu à época, o então presidente da república Luis Inácio Lula da Silva, confesso admirador da vida e obra de Josué de Castro.

Em 2010, foi institucionalizado o projeto “Centro de Estudos e Memória Josué de Castro-CEMJC”, que deu lugar ao projeto, “Memorial Professor Josué de Castro- preservando a memória e o patrimônio histórico do INJC”, tem com o objetivo preservar a memória do patrono do instituto permitindo, inicialmente, a recuperação e conservação do acervo histórico institucional. O projeto CEMJC representa a reafirmação do compromisso do INJC em cultuar a memória de seu patrono, cidadão brasileiro e do mundo. Pretende-se, que o Memorial venha integrar o circuito de centros de memória e espaços museológicos da UFRJ, proporcionando aos usuários estudar e conhecer um pouco da história das unidades acadêmicas da UFRJ, de seus fundadores e da constituição de Universidade. Uma justa reverência ao brasileiro, médico, escritor, sociólogo, antropólogo, cientista social, filósofo, poeta, humanista que, no início do século passado, desenvolveu estudos interdisciplinares sobre o fenômeno da fome, da defesa ao direito à alimentação adequada, associados a reflexões sobre a paz, o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente, temas ainda tão relevantes nos dias de hoje e que fundamentam as políticas e ações de segurança alimentar e nutricional.

O ano de 2018 marcou no INJC as comemorações dos 110 anos do nascimento de seu patrono, cuja celebração foi iniciada com o evento “Reverenciando Josué de Castro- 110 anos de nascimento do cidadão do mundo”, celebrado em abril, estendendo-se até o final do referido ano.

 

 

 

 

Biografia de Josué de Castro por Anna Maria de Castro

(Socióloga e Filha de Josué de Castro)

 

"Ele dedicou o melhor de seu tempo e de seu talento para chamar a atenção para o problema da fome e da miséria que assolam e que, infelizmente ainda assolam, o mundo. Por isso é importante fazer uma reflexão desapaixonada de sua vida e obra, extraindo ensinamentos úteis para o desenho de nosso futuro"

 Texto na íntegra

 

 

 

 

 

 

Obra e Legado de Josué de Castro

 

A produção literária de Josué de Castro tem como maior representante a obra Geografia da Fome, publicada em 1946. Mas o escritor, que também era médico, nutrólogo, cientista social e geógrafo, acumulou além de títulos um vasto conjunto de publicações, e teve seus livros traduzidos para diversos idiomas. Conheça a seguir um pouco das principais obras de Josué e confira a lista dos mais de 30 livros escritos pelo professor:

 

- Poema – poema de Josué de Castro

- O Ciclo do Caranguejo

- Poema: raça preta

- O problema de fisiologia da alimentação no Brasil (1932)

- O problema de alimentação no Brasil (1933)

- Condições de vida das classes operários do Recife (1935)

- Alimentação e raça (1935)

- Documentário do Nordeste (1935)

- A festa das letras - Cecília Meireles e Josué de Castro (1937)

- A alimentação brasileira à luz da geografia humana (1937)

- Therapeutica dietética do diabete: In: Diabete (1937)

- Fisiologia dos tabus (1939)

- Geografia humana (1939)

- Alimentazione e acclimatazioneumananeitropici (1939)

- Geografia da fome (1946)

- La alimentación em lostropicos (1946)

- Fatores de localização da cidade do Recife (1947)

- Lê problème de l’ alimentation em AmeriqueduSud (1950)

- Geopolítica da fome (1951)

- A cidade do Recife: ensaio de geografia humana (1954)

- Três personagens (1955)

- O livro negro da fome (1957)

- Ensaios de geografia humana (1957)

- Ensaios de biologia social (1957)

- Sete palmos de terra e um caixão (1965)

- O ciclo de caranguejo (1965)

- Ensayos sobre elsub-desarrollo (1965)

- Adondevala América Latina? (1966)

- Homens e caranguejos (1967)

- A explosão demográfica e a fome no mundo (1968)

- Latinamericanradicalism (1969)

- El hambre: problema universal (1971)

- A estratégia do desenvolvimento (1971)

 

 

 

                 dfdf        811581          83193e302536a131fdd618f6583b3478efd172fd

                         Livro Geografia da Fome (1946)                   Livro Geopolítica da Fome (1951)                 Livro Documentário do Nordeste (1951)       

 

 

 

 

                                        

UFRJ Museu Josué de Castro - Nutrição
Desenvolvido por: TIC/UFRJ